-
Arquitetos: Woods + Dangaran
- Área: 4030 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Francis Dreis
-
Fabricantes: Herman Miller, Allied Maker, Ann Sacks, AutoDesk, Badeloft, Bega, Caesarstone, California Faucets, Carl Hansen and Son, Christopher Allen, DWR, Dal Tile, Harbour Outdoor, Heath Ceramics, Lambert & fils, Madera Hardwood Flooring, Miele, Nelson, Paloform, Quartzite, +10
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é minimalista em sua volumetria e modesta em materialidade. Entretanto, responde a um desafio complexo; fornecer luz natural, utilizar a brisa circundante e criar espaços ao ar livre atraentes que mantêm um alto nível de experiências em casa, bem como um nível confortável de privacidade - tudo em um lote suburbano de tamanho padrão.
A casa em si atua como um estudo de caso de habitação do século XXI - um protótipo para explorar o potencial do design de casas personalizadas nos subúrbios de Los Angeles. Instalada em um terreno de 15m x 3m, a casa de 1.097 m² contém cinco quartos e três banheiros; com térreo composto por cozinha, sala de jantar e salas de estar em planta livre com garagem individual.
A planta foca na fluidez dos espaços interiores e exteriores, mantendo a privacidade da rua e das propriedades vizinhas. Da mesma forma, os materiais e tecnologias de construção usados foram cuidadosamente escolhidos. A ampla utilização da laje da fundação garantiu uma ligação contínua entre interior / exterior através de duas portas de correr exteriores no eixo leste-oeste e de uma porta de correr que conecta o ambiente principal ao pátio exterior.
A relação da edificação com o local é evidente na orientação solar. Ao colocar portas de correr com acabamento em vidro, claraboias e janelas nos corredores principais, a casa não depende de iluminação artificial durante o dia. O átrio de dois andares serve como poço de luz para a sala de estar, entrada dos fundos e sala principal, proporcionando iluminação que se difunde pelos espaços. Em vez de maximizar o número de aberturas, as janelas foram ampliadas para permitir um maior isolamento nas paredes exteriores. As elevações leste e oeste foram protegidas com balanços.
Para o exterior da casa, foram escolhidos tons naturais para complementar o contexto e suavizá-lo ainda mais com as árvores do entorno. Sua fachada principal mostra como o segundo nível se afasta, gerando um recuo do pátio frontal que permitiu respeitar a escala do bairro.
Em relação ao volume da casa, as dimensões foram calculadas de forma a maximizar a eficiência, reduzir custos e desperdícios. Os ambientes foram criados com dimensões adequadas para eliminar a necessidade de colunas e vigas de aço. As alturas do teto foram fixadas em 2,74 m de forma a utilizar um comprimento padrão de madeira de 3 m com o mínimo de desperdício, enquadrando todas as paredes externas com madeira de 0,61 m x 1,82 m para aumentar o nível de isolamento.
Enquanto o design moderno aborda formalmente o desafio de construir de forma sensata em uma comunidade em evolução que contém casas originais da década de 1930, também busca uma preocupação mais humanística: fornecer um santuário. Uma forma de conseguir isso é conectando-se visual e fisicamente com a natureza, criando espaços interiores serenos, confortáveis e privados. Cada espaço da casa tem uma vista emoldurada ou acesso ao exterior. Definido pela sala e pelo quarto principal, o átrio central de dois andares exibe um pinheiro de 30 anos como uma escultura natural. A bancada se abre para o pátio da frente, que contém texturas de ervas e oliveiras, contrastando com o pátio dos fundos, de um gramado liso.
O projeto atinge um efeito relaxante através da sequência de espaços que mudam de escala, criando experiências simultâneas de abertura e intimidade; ambas qualidades essenciais para criar um santuário. Seus cantos, nichos e pequenos espaços de lazer são cuidadosamente refletidos na planta, como um plano aberto. Mesmo o chuveiro do dormitório principal tem uma dicotomia espacial poderosa: a altura permite criar um espaço fechado, iluminado por meio de um poço de luz que se abre ao espaço estreito.